Logística X Compras

Não faz muito tempo, a logística era percebida apenas como parte operacional das empresas. A redução de custos era a única prioridade no processo logístico. Hoje, o contexto é outro. Líderes de mercado destacam a logística como fundamental para os ganhos daqueles que atuam em um segmento cada vez mais competitivo. As exigências por melhores indicadores de perfomance e satisfação dos clientes são crescentes.

Os sinais da valorização da logística nos negócios nos dias de hoje pode ser exemplificada na criação do cargo de diretoria de logística nos organogramas das empresas e também no papel desempenhado pela atividade no cenário globalizado.

Se a atividade passa a ser imprescindível aos negócios, o perfil do profissional de logística também sofreu fortes mudanças. O mestre e pós-graduado em Engenharia da Qualidade e Produtividade, Roberts Reis, destaca as principais características deste novo profissional:

“A visão de negócio, o foco no cliente, o conhecimento em marketing, os conhecimentos específicos em compras, movimentação, armazenamento, embalagem, transporte, e o conhecimento em tecnologia e gestão de custos são diferenciais do profissional de logística hoje”, afirma Reis, que é também instrutor do Ietec.

Boas escolhas nas parcerias, atenção para novidades no mercado e conhecimentos técnicos são algumas das características que contribuem para reduzir custos e garantir o melhor produto final. Estas são algumas das principais demandas do profissional de compras.

No Brasil, somente no início desta década, a área de compras deixou de ser mero suporte para ser considerada estratégica. De acordo com estudo apresentado pelo Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (CBEC), executivos de compras de 49% das 111 empresas consultadas pela entidade ocupam cargos de vice-presidente ou de diretor.

Para o consultor Pedro Paulo de Oliveira Melo, mais do que gerenciar aquisições, contratos, cadastramentos, qualificação de fornecedores, o setor de compras deve influenciar o desempenho de outras unidades da organização por meio da negociação de melhores preços e fornecedores, garantir de regularidade no suprimento de matéria-prima e fazer cumprir os prazos.

“O profissional de compras precisa ter visão sistêmica, saber negociar não apenas com fornecedores, mas com clientes internos. Precisa tomar decisões com base em indicadores de desempenho e estar atento ao ambiente externo, de modo a adotar estratégias de negociação coerentes com a conjuntura econômica”.

Esta é também a opinião da coordenadora de compras da Treviso, um dos maiores grupos econômicos da rede Volvo no Brasil, Selma de Lourdes: “Empresas necessitam de compradores que detenham conhecimentos em assuntos estratégicos. Ele precisa ser um bom negociador, ter iniciativa, capacidade de decisão, ser idôneo e ético”.

Fonte: Comunicação IETEC

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